O que é Seo: Com o avanço da internet, tornou-se inegável a importância de mecanismos de busca como Bing e Google. É grande o número de sites e blogs publicados nessa rede atualmente, e esse é um dado que tende a crescer ainda mais.
Mediante isso, cresce a disputa pelo topo dos resultados de pesquisa e, assim, surgiu o famoso SEO, que significa Search Engine Optimization (em português, Otimização para Mecanismos de Busca).
Não há como negar a essencialidade do SEO para otimização de conteúdo de sites e blogs. Visando essa necessidade, vamos falar um pouco mais sobre essa técnica logo abaixo. Quer saber mais sobre o que é SEO, para que serve e se vale a pena utilizá-lo? Continue a leitura conosco e se informe.
O que é SEO?
Diante da importância dessa técnica, surge a dúvida sobre o que é SEO. Search Engine Optimization, como o próprio nome já diz, é uma técnica de otimização de conteúdo para mecanismos de pesquisa.
Ferramentas de busca como o Google prezam por manter sua credibilidade, entregando sempre o melhor conteúdo para os seus usuários. Para isso, desenvolvem fatores de ranqueamento para mostrar sempre as respostas mais adequadas às procuras.
Atualmente, são mais de 200 pontos observados pelo algoritmo do Google no momento de ranquear as páginas de resposta disponíveis.
Ele é o grande responsável pela filtragem de resultados e adequação à necessidade dos usuários, e alguns dos fatores dos quais ele se utiliza para realizar o ranqueamento das páginas são:
- Utilização e distribuição correta de palavras-chave (keywords);
- Escaneabilidade do texto;
- Linkbuilding;
- Tempo de permanência do visitante na página;
- Relevância do conteúdo.
Esses são alguns dos tópicos a serem observados, porém é importante deixar claro que o SEO é uma técnica que envolve estratégias complexas. Em apenas um texto, seria impossível abarcar todos os fatores de ranqueamento necessários para ser um mestre no assunto.
Para que serve?
É importante saber o que é SEO, mas isso por si só não é suficiente. Também precisamos saber para que ele serve, o que o faz tão importante nas estratégias de Marketing Digital, em especial de Marketing de Conteúdo.
Segundo a Resultados Digitais, “a otimização de sites para mecanismos de buscas é feita para alcançar o usuário entregando a resposta que ele procura com o formato ideal”.
Mas o que isso quer dizer? A função do SEO é a entrega de resultados acertados ao que o usuário precisa; é disponibilizar como resposta às buscas, conteúdos relevantes e dispostos em boa estrutura.
Dito isso, podemos inferir que a função da Otimização para Mecanismos de Busca é mostrar que você, enquanto produtor de conteúdo, é autoridade dos assuntos que se dispõe a falar.
Além disso, o faz de maneira organizada e seguindo regras que lhe levarão ao topo das pesquisas, garantindo muito mais cliques em suas páginas e consequentemente mais resultados.
Vale a pena investir nessa técnica?
Agora você já sabe para que serve e o que é SEO. Mas talvez ainda se pergunte se vale a pena investir nessa técnica. A resposta para essa pergunta não poderia ser outra além de “SIM!”. Não existe estratégia de Marketing Digital e produção de conteúdo efetivo e eficaz, sem que se trabalhe a otimização.
É por isso que todo investimento nessa técnica vale a pena. Tudo o que puder lhe acrescentar informações relevantes sobre a Search Engine Optimization é muito valioso.
Garantir o domínio das técnicas de SEO poderá alavancar seus resultados, aumentando a quantidade de acessos a seu blog ou mesmo disparando os números de suas vendas.
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